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domingo, 28 de agosto de 2011

Incentivando a leitura

Esse projeto foi um sucesso! Os alunos adoravam a hora do leilão. Perdi a conta de quantos livros diferentes cada aluno leu, sem contar a melhora na oralidade, no cálculo mental (para "pagar" o livro e dar e receber troco). Aí está o projeto, na íntegra:


PROJETO “Leilão de Livros

ESCOLA ESTADUAL PROFª. HILDA DE SOUZA FERREIRA

PROFESSORAS: ELOÍSA EMIKO ISEKI

SANDRA NOVAIS SOUSA

Público alvo: Alunos do 4º e 5º anos.

Tempo de execução: Fevereiro a Novembro/2010

OBJETIVO GERAL: Fomentar a cultura e o lazer através da Leitura de diversos livros literários.

OBJETIVOS:

Ø Incrementar a leitura no âmbito escolar.

Ø Acrescentar ao cotidiano escolar a prática da leitura do livro como prioridade no processo de aprendizagem.

Ø Apresentar ao educando as diferenciadas linguagens, enriquecendo a rotina escolar, estimulando a leitura e a produção do texto escrito e oral.

Ø Exercitar a leitura como prática democrática, fundamental na formação do senso crítico e da cidadania.

Ø Integrar a comunidade escolar mediante a multiplicidade de leituras afins.

Ø Enriquecer o conteúdo interdisciplinarmente, visando o aprendizado global.

Ø Estimular o cálculo mental ( ao pensar no valor do lance, em quanto tem de dinheiro e quanto pretende gastar; ao dar e receber “troco”)

Ø Conhecer e utilizar as cédulas do Sistema Monetário Brasileiro.

DESENVOLVIMENTO:

1 – Apresentação do projeto para as crianças, de forma que sejam estimuladas e percebam os benefícios que receberão ao desenvolver as atividades. Comentar sobre o nome do projeto, seu significado, mostrar e deixar que manuseiem os livros.

2 – Contagem e distribuição das “cédulas”, dividindo-se o valor igualmente entre todos os alunos.

3 – Escolha do primeiro livro a ser lido para o leilão, com um intervalo de 2 semanas para a leitura e re-leitura do aluno, a fim de preparar-se para a apresentação do seu livro no dia do leilão, fazendo-a de forma a chamar a atenção dos outros colegas e aumentar as chances de uma boa “venda”.

5 – No dia do leilão: Os alunos, em roda, preferencialmente fora da sala de aula, em local fresco, arejado e espaçoso, irão fazer uma exposição oral do livro lido, de forma sucinta, criativa e atraente. Terminada essa exposição, os outros colegas poderão fazer questionamentos sobre o livro, como por exemplo: Você gostou? O livro tem quantas páginas? É cansativo? Etc... Em seguida, o leiloeiro (professora) abre os lances, vencendo quem der o maior lance pelo livro. No mesmo ato, o aluno que “comprou” pagará simbolicamente o livro ao vendedor, que deverá receber, dar o troco ou conferir o dinheiro no mesmo momento, sob a supervisão da professora.

Todos os alunos participam, fazendo dessa forma um rodízio entre eles dos livros distribuídos no primeiro encontro.

6 – Novamente estipula-se um prazo de 2 semanas para o próximo leilão. Quando todos tiverem trocado os primeiros livros entre si, ou quando os livros deixarem de ser interessantes, pode-se fazer uma nova distribuição mudando-se os títulos dos livros.

7 – O projeto estender-se-á até o fim do 4º bimestre, encerrando-se com uma festa em local adequado onde se possam desenvolver atividades recreativas.

RECURSOS:

Livros literários diversos, reprodução de cédulas de real de diferentes valores.

AVALIAÇÃO

A avaliação será feita de forma compartilhada: alunos, colegas e professores, com o objetivo de diagnosticar, reforçar, crescer, ou seja, verificar se o aluno aprendeu como superar as dificuldades, se consegue acompanhar sua aprendizagem, aumentando sua auto-estima, bem como se o professor foi eficaz em suas intervenções.

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