Esse será um espaço para postar minhas experiências na sala de aula e trocar informações e ideias que estão dando certo com quem, como eu, é apaixonado por esta profissão difícil, estressante, mal valorizada, mas INIGUALÁVEL e FUNDAMENTAL!
Total de visualizações de página
Pesquisar este blog
domingo, 28 de agosto de 2011
Um projeto com revistas de palavras cruzadas
PROJETO “COQUETEL DE CULTURA E DIVERSÃO – Quem não arrisca não petisca”
ESCOLA ESTADUAL PROFª. HILDA DE SOUZA FERREIRA
PROFESSORAS: EDNA APARECIDA MALDONADO SANTOS
ELOÍSA EMIKO ISEKI
SANDRA NOVAIS SOUSA
Público alvo: Alunos do 2º, 3º e 5º anos.
OBJETIVO GERAL: Fomentar a cultura e o lazer através de palavras cruzadas, jogos e sodoku.
OBJETIVOS:
Desenvolver nos alunos, através de atividades lúdicas com as revistas Sudoku, Coquetel e Brincando e Aprendendo, a capacidade de:
• Concentração e ampliação do universo vocabular.
• Raciocínio rápido e lógico.
• Buscar, no dicionário, sinônimos e palavras desconhecidas.
• Observar detalhes.
• Trabalhar em grupo, com cooperação e competitividade saudável.
• Perceber a importância de grafar corretamente as palavras.
• Buscar estratégias próprias para resolução de problemas.
• Dar maior ênfase à estratégia utilizada do que à resposta obtida, nas situações problema envolvendo números.
• Rever o papel do erro como catalisador no processo aprendizagem.
• Desenvolver bons hábitos de comunicação, sistematização e argumentação.
• Estimular a aquisição de conhecimento utilizando jogos desafiadores envolvendo letras e números.
• Desenvolver a resolução de cruzadas, utilizando aulas na sala de tecnologia.
• Promover competições aplicando regras e critérios de sociabilidade.
DESENVOLVIMENTO:
1 – Apresentação do projeto para as crianças, de forma que sejam estimuladas e percebam os benefícios que receberão ao desenvolver as atividades. Comentar sobre o nome do projeto, seu significado, mostrar e deixar que manuseiem as revistas.
2 – Definição dos grupos, escolha dos nomes dos grupos e de um símbolo que os caracterize, para a realização de uma Gincana.
3 – Pedir que cada grupo liste o que acha que aprenderá e em que o projeto poderá ajudá-lo, ou seja, criar nos alunos um clima favorável ao crescimento intelectual, valorizando sua auto-estima e capacidade.
4 – Preparar previamente uma Tabela com o nome das “provas” e o nome dos grupos para que os alunos acompanhem semanalmente seu desempenho.
5 – Sugestões de atividades que poderão ser desenvolvidas:
Palavras cruzadas: o professor distribui uma revista COQUETEL por grupo. Cada grupo deve resolver uma palavra cruzada num tempo determinado. O dicionário poderá ser utilizado. Ao final, faz-se um rodízio com as palavras cruzadas resolvidas para o grupo vizinho efetuar a correção. Cada palavra respondida corretamente será pontuada para o grupo, de forma a valorizar os acertos (o que conseguiram) e não o que não conseguiram fazer. Essa atividade desenvolve a ortografia, o raciocínio e o aprendizado do trabalho em equipe.
Após a resolução da palavra cruzada, cada grupo deverá listar as novas palavras que aprendeu e formar frases com essas palavras. Cada frase em que a palavra foi utilizada em um contexto válido será pontuada para o grupo.
Caça - Palavras: as revistas são distribuídas para os grupos e a partir da marcação de tempo pelo professor, os alunos procurarão as palavras. Cada acerto, ao final do tempo, será pontuado.
A partir do tema de um Caça-Palavra resolvido pelo grupo, o professor promoverá debates em sala de aula para posterior elaboração de pesquisa ou produção de texto. Exemplo; Folclore, Dia do índio, Proclamação da República, etc.
Jogo dos Erros: Testar e desenvolver a percepção visual do aluno, distribuindo o passatempo e estabelecendo um limite de tempo para a sua correta resolução. Cada “erro” encontrado será pontuado.
Sudoku: Distribuir as revistas para os grupos e estabelecer um tempo para a resolução dos “quadrados mágicos” daquela página. Após o termino do tempo, trocar as revistas para que outro grupo faça a correção da atividade.
Após o empenho na prática das atividades das revistas, delegar aos grupos que construam outras atividades semelhantes, a fim de confeccionarem o próprio almanaque em forma de portifólio para uso coletivo.
RECURSOS:
Revistas, Sudoku, Coquetel (Simples), Brincando e Aprendendo, papel pardo, cartolina, canetão, fita adesiva, dicionários, lápis, borrachas, canetas, computadores, medalhas e site da revista coquetel.
AVALIAÇÃO
A avaliação será feita de forma compartilhada: alunos, colegas e professores, com o objetivo de diagnosticar, reforçar, crescer, ou seja, verificar se o aluno aprendeu como superar as dificuldades, se consegue acompanhar sua aprendizagem, aumentando sua auto-estima, bem como se o professor foi eficaz em suas intervenções.
Sugestão para auto-avaliação:
Aluno(a): ___________________________________________________
Grupo: _____________________________________________________
Sempre Na maior parte Algumas vezes Nunca
Sou atencioso e procuro não me distrair durante as atividades?
Desisto facilmente quando encontro dificuldades?
Compreendo e resolvo sem ajuda os problemas?
Quando tenho dificuldade, procuro ajuda dos colegas do grupo?
Participo das atividades em sala dando opiniões?
O que proponho fazer para melhorar a minha aprendizagem?
______________________________________________________________________________________________________________________________________
Em que o Projeto “Quem não arrisca, não petisca” me ajudou?
______________________________________________________________________________________________________________________________________
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Dovo - Profile - Dovo - Vitanium Art
ResponderExcluirDovo. Dovo. Dovo. Dovo. Dovo. Dovo. Dovo. Dovo. Dovo. Dovo. Dovo. Dovo. black titanium rings Dovo. Dovo. where can i buy titanium trim Dovo. Dovo. Dovo. Dovo. Dovo. titanium exhaust tubing Dovo. mens wedding bands titanium Dovo. Dovo. Dovo. titanium wedding band Dovo. Dovo. Dovo. Dovo.